A carreira perfeita para sua personalidade

Escolher uma carreira é uma das decisões mais importantes que você já tomou, mas como você decide o que é certo para você? Você pode seguir um caminho de carreira que usa as habilidades que tem ou a educação que recebeu. Pode até escolher uma carreira com base no que acha que “deveria” fazer – por causa do que seus pais ou professores disseram que é certo para você. Mas você pode não saber que você é naturalmente mais adequado para algumas carreiras do que para outras. Por quê? Cada um de nós tem um tipo de personalidade individual que afeta o quanto gostaríamos de um emprego.

Pense, por exemplo, sobre um carpinteiro versus um conselheiro. Um carpinteiro trabalha com objetos concretos, de acordo com procedimentos especificados, e tem um resultado tangível. Um conselheiro trabalha com as pessoas e seus sentimentos; ele tem que julgar o sucesso e os resultados de seu trabalho com base em conceitos abstratos. Qual destes sons soa mais atraente para você? Você tem uma forte preferência por um ou outro?

Agora, imagine se você tivesse que fazer sua escolha menos preferida em sua carreira, e você terá uma ideia do impacto que sua personalidade tem em sua satisfação no trabalho. Há um pouco de variação em como as pessoas pensam e processam informações, o que elas consideram importante e como elas tomam decisões. Toda essa variação pode afetar o quão feliz ou infeliz alguém está em um ambiente de trabalho. Cada um de nós tem critérios diferentes para definir o que é um ótimo trabalho e para encontrar sua própria carreira perfeita, é crucial identificar o que é importante para você.

O primeiro passo é descobrir o seu tipo de personalidade. O teste de personalidade mais comum usado para aconselhamento de carreira é chamado de Indicador de Tipo Myers-Briggs. Este teste de personalidade mede quatro facetas da personalidade:

  • Extrovertido/Introvertido – Você obtém energia de estar com as pessoas ou de ficar sozinho?
  • Sensitivo/Intuitivo – Você vê o que é real ou o que é possível?
  • Pensamento/Sentimento – Você toma decisões com a cabeça ou com o coração?
  • Julgando/Percebendo – Você gosta de tomar decisões ou mantém suas opções em aberto?

Há muitas maneiras de descobrir qual é o seu tipo de personalidade. Algumas pessoas preferem ler sobre os tipos e escolher o que parece se encaixar melhor. Há também testes gratuitos na internet com base nos princípios do Myers-Briggs que podem lhe dar uma ideia de onde você pode se encaixar.

No entanto, se você é sério sobre descobrir que tipo você é, o método mais confiável e preciso é fazer o teste oficial  do Indicador de Tipo Myers-Briggs. Este é um instrumento cientificamente validado que identificará onde você cai em cada uma das categorias. Essa avaliação só pode ser administrada por alguém treinado em sua aplicação e deve incluir uma consulta com um coach ou consultor treinado de acordo com as diretrizes de licenciamento. Você pode fazer os testes de personalidade por meio de um coach de carreira em sua área ou online. Se você fizer isso online, normalmente obterá os resultados no mesmo dia e poderá solicitar um relatório especial que entrará em detalhes sobre o que é importante procurar em uma carreira.

Depois de ter descoberto o seu tipo de personalidade, você vai querer olhar para as carreiras que você está considerando e avaliar se elas se encaixam no que é importante para você. Algumas perguntas para se perguntar:

  • Quanto tempo vou gastar interagindo com as pessoas? Será muito/pouco?
  • Até que ponto devo seguir os procedimentos padrão? Será que me sinto restringido por muita estrutura? Será que vou me sentir frustrado por pouco?
  • Esse trabalho exigirá que eu use a lógica e racionalize as coisas? Será necessário que eu use compaixão e considere como as decisões farão as pessoas se sentirem? Estou confortável com a medida em que vou ter que agir com base no pensamento ou sentimento?
  • Quanto espaço esse trabalho me dará para fazer meu próprio cronograma? É muito? É pouco?

Leia Também:

É importante ser realista sobre o que implica um trabalho e fazer o maior número possível de perguntas sobre vagas em potencial, para que você possa avaliar o desempenho delas. Ao aprender mais sobre si mesmo, você se tornará mais capaz de julgar quais tarefas lhe trarão satisfação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here