Como identificar e lidar com a hiperatividade infantil

É bem provável que você conheça alguém que tenha hiperatividade, ou pelo menos sabe os sintomas da doença e como ela se manifesta no indivíduo, e para os pais, é dever deles observar seus filhos para notar se há alguma hiperatividade infantil.

Esta condição a qual pode estar submetida a criança que é o caso da hiperatividade infantil não é muito difícil de ser identificada, mas a criança deve ser levada a um especialista para atestar tal doença e auxiliar na melhor forma de lidar com ela.

E a hiperatividade infantil faz com que a criança não consiga se concentrar plenamente em algo que ela esteja fazendo ou terminar algum afazer doméstico ou escolar.

Por enquanto os fatores que causam a hiperatividade não são totalmente conhecidos pela comunidade científica, e essa condição pode ser influenciada por diversos fatores como elementos genéticos ou até mesmo ambientais.

Agora, se você está na dúvida se o seu filho possui ou não hiperatividade infantil, confira abaixo alguns pontos de como identificar e como lidar com essa doença.

Como identificar a hiperatividade infantil

A hiperatividade infantil pode ser um pouco difícil de identificar em virtude da energia natural das crianças que as fazem serem inquietas e quererem estar o tempo todo fazendo algo.

Contudo a condição da doença é um pouco diferente, uma vez que uma criança com hiperatividade infantil não consegue controlar os seus impulsos, e por isso externa isto com movimentos, portanto é importante não confundir uma simples agitação com a doença.

E, além disso, o simples fato do seu filho ser um pouco desleixado quanto a afazeres e não se esforçar, não faz dele uma criança com hiperatividade, mas talvez seja necessário um pouco mais de disciplina.

Mas pode-se considerar que geralmente uma criança que tenha hiperatividade de falta tem dificuldades em se concentrar em uma determinada atividade, e acabam passando para outra sem terminá-la, e ela é mais desorganizada com as suas coisas, além de não dar muito ouvidos ao que é dito pelos adultos.

Um dos passos para diagnosticar a hiperatividade infantil é conversar na escola para saber como o seu filho se comporta em sala de aula, e saber se ele também apresenta agitação e desatenção neste ambiente.

E depois o recomendado é buscar um psicólogo para que ele possa dar o diagnóstico preciso e auxiliar a família quanto às dúvidas e como cuidar de uma criança com hiperatividade da melhor forma possível.

Como lidar?

Algo que deve estar bem claro na sua mente ao ter que lidar com a hiperatividade infantil é saber que a criança também sabe da sua dificuldade, e percebe que ela não consegue realizar algumas atividades por falta de concentração ou não consegue ficar parada muito tempo, portanto o apoio é essencial para que não leve à frustração.

E ela também irá se sentir diferente das outras crianças da sua idade por não acompanhar o mesmo ritmo que eles e às vezes por seus hábitos incomodarem os outros, portanto o acolhimento e compreensão da criança é essencial.

Dentre alguns métodos que podem ajudar a lidar com a hiperatividade infantil são:

  • Fazer uso da imaginação da criança atrelada à brincadeiras e exercícios para mantê-la envolvida com a atividade e aumentar sua concentração.
  • Levar ela a uma aula de música ou judô, como exemplo, pois são práticas que a ajudarão a ter uma maior disciplina.
  • Comprar um cachorro para a sua casa, pois um pet ajuda a criança a diminuir o seu estresse e ansiedade.

Aproveitei aqui para separar um guia para ensinar pais a ter mais paciência com seus filhos, clique aqui para saber mais.

Conclusão

Portanto, cabe a você pai ou responsável identificar se o seu filho possui algum traço de hiperatividade infantil ou algo que o leve a acreditar que ele tem essa condição, e levá-lo a um especialista para conseguir os aconselhamentos corretos quanto a essa doença.

Um coach de vida é um desses especialistas que podem ajudá-lo a conseguir lidar com essa situação através do processo de coaching infantil, que é um processo de desenvolvimento infantil que vem sendo usado por pais o mundo inteiro.

E se você deseja aprender mais sobre educação infantil, assista minha palestra online gratuita: Educação Infantil com PNL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here