Como instalar um tema WordPress

Uma das coisas mais impressionantes sobre WordPress é a disponibilidade de milhares de temas. Um tema profissionalmente projetado permite que você altere a aparência do seu site em poucos minutos. A maioria dos temas modernos também permitem que você crie layouts exclusivos para várias páginas do seu site. E se codificado corretamente, um tema WordPress pode ajudá-lo na obtenção de um melhor ranking em motor de busca também.

Como instalar um Tema WordPress

Existem dois tipos de temas WordPress – temas WordPress gratuitos e temas WordPress premium. Uma instalação padrão do WordPress virá com dois/três temas livres. Você pode ativar ou desativar qualquer um deles sempre que quiser.

No entanto, você não está limitado apenas a estes temas livres. Em vez disso, você pode facilmente instalar qualquer outro tema livre ou premium que você gosta. Como uma plataforma amigável para iniciantes, WordPress vem com uma solução simples e direta para a instalação de novos temas.

No tutorial de hoje, vou mostrar-lhe como instalar temas no WordPress.

Instalar um Tema Novo WordPress

Há três maneiras de instalar um novo tema WordPress –

  1. A instalação de um tema a partir da página WordPress Temas,
  2. O upload de um tema via painel do WordPress e
  3. O upload de um tema via FTP.

Vamos começar nossa discussão com o primeiro caminho.

1. Instalar tema WordPress a partir da página Temas

Desta forma, você pode instalar um novo tema a partir do sua página temas. Tenha em mente que este método funciona apenas para os temas livres disponíveis no diretório de temas do WordPress.

Primeiro de tudo, ir para a Aparência -> Temas do painel de controle de seu site. A página deve parecer com o seguinte –

Além dos temas padrão, há também uma grande caixa “Adicionar Novo Tema”. Clique na caixa. Alternativamente, você pode clicar no botão “Adicionar Novo” na parte superior da página. Em ambos os casos, você será levado a uma página como esta –

Escolher Tema WordPress

A tela padrão irá mostrar os temas em destaque. Você também encontrará links para os temas mais populares e os mais recentes. Você também pode filtrar a sua pesquisa.

Para fazer isso, clique no link “Filtro de características”. Você vai encontrar opções para escolher a cor, layout, funcionalidades, e assunto. Alternativamente, se você está procurando um tema particular, forneça o nome na caixa de pesquisa e tecle enter.

Depois de ter encontrado um assunto adequado, passe o mouse sobre o tema. Você vai encontrar três opções – Detalhes e Visualização, Instalar e Visualizar.

As primeiras e últimas opções são as mesmas. Clicando nelas vai abrir uma visualização de tela inteira do tema.

Clique no link Instalar para fazer o download do tema. Isto irá baixar e instalar o tema em seu site. Você terá diferentes opções para visualizar ou ativar o tema ou retornar para a página de temas.

Ativar Tema WordPress

2. Instalar Tema WordPress através do Painel de Controle

Vamos ver como fazer upload de um tema usando o painel de controle do WordPress. Para instalar um tema neste método, você vai precisar do arquivo zipado do arquivo de tema.

Se você estiver baixando o tema a partir do diretório do tema WordPress, clique no botão azul “Download”para baixar o arquivo zipado do tema. Se você estiver baixando o tema de qualquer outro local, separar o arquivo zipado do pacote do tema.

Agora, vá para as Aparências -> Temas. Clique na caixa “Adicionar Novo Tema”ou no botão “Adicionar Novo”. Na página resultante, clique no botão “Fazer upload do tema”. Você será levado a uma página semelhante à seguinte –

Adicionando Novo Tema WordPress

Clique em “Selecionar arquivo…”e escolha o arquivo zipado do seu tema desejado. Uma vez que o arquivo for carregado, o item será instalado automaticamente. Neste ponto, você será levado a uma página onde você terá estas opções – visualização ou ativar o tema, voltar para a página de temas.

3. Instalar tema WordPress via FTP

Se você não conseguir instalar um tema, seguindo os métodos acima, há outra maneira de instalar um tema WordPress. WordPress permite que você faça o upload dos arquivos do tema manualmente. Para este efeito, você precisará ter acesso aos seus arquivos do servidor e deve estar familiarizado com o uso de um cliente FTP como FileZilla.

Para este método, você vai precisar do arquivo zipado do tema. Tenho discutido recebendo o arquivo zipado do seu tema selecionado no método anterior.

No entanto, este método tem mais um passo. Extraia o arquivo em seu computador.
Abra seu cliente FTP favorito e se conectar ao seu servidor web. Entre no “diretório WordPress”. A partir desse diretório, abra a pasta “wp-content”. Finalmente, abra a pasta “themes”. Carregar a pasta do tema extraído para a pasta “temas”.

Certifique-se de que todos os arquivos são copiados corretamente.

Instalar tema WordPress via FTP

Depois de copiar todos os arquivos para a pasta “themes”, voltar para a Aparência -> Temas. Você vai encontrar o tema lá. Pairando sobre a caixa do tema permitirá você ativar ou pré-visualizar o tema.

Palavras Finais

Devido a sua alta popularidade, desenvolver temas WordPress tornou-se uma profissão atrativa. Centenas de novos temas WordPress são liberados a cada mês. Nem todos eles seguem as melhores práticas de codificação e codificadas profissionalmente.

Um tema mal codificado poderia ter um impacto significativo no seu desempenho website. Portanto, antes de instalar qualquer tema WordPress, levará algum tempo para ler as avaliações e revisões do tema. Instale temas apenas dos desenvolvedores confiáveis e de renome.

Eu tentei fazer o processo de instalação tema o mais detalhado possível. No entanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre como instalar temas WordPress, por favor me avise. Vou tentar o meu melhor para ajudá-lo.


COMPARTILHAR
Eu sou um desenvolvedor Web ajudando novos proprietários de sites a escolher o provedor de hospedagem de sites ideal para hospedar seus sites na Web

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA